Dança


Cínthia Nepomuceno teve a idéia de desenvolver esse projeto após perceber as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência para integrar aulas de dança. Pessoas com deficiências visuais muitas vezes necessitam de outras pessoas para se localizar no espaço, precisam de acessórios como bengalas ou de um cão guia para suas atividades cotidianas. Durante vivências com improvisação também acabavam necessitando de intervenções de outras pessoas - comandos de voz, direcionamentos por meio de toques ou mesmo uso de acessório como elásticos. Não parecia muito libertadora a idéia de em uma vivência artística submeter essas pessoas a mais uma experiência de dependência de outros já que a proposta da arte é libertar! Assim sendo, tornou-se fundamental buscar alternativas para que cegos, surdos, cadeirantes e outras pessoas com "desabilidades" pudessem ter oportunidades de vivenciar propostas genuinamente artísticas em sua plenitude. Sem recorrer ao assistencialismo que é bastante comum quando se propõem atividades com esses grupos de pessoas, mas ao contrário, dando a eles as ferramentas para a autoria em criação artística.

Agregar essas idéias ao pensamento de outros pesquisadores foi um passo decisivo para tornar realidade esse projeto que parece um sonho. Em relação à dança propriamente dita foram utilizadas algumas das técnicas de Rudolf Laban - as qualidades de movimento, os fatores, os temas para improvisação etc. Outros exercícios desenvolvidos com tubos de tecido durante o mestrado de Cínthia complementaram a preparação.

Cínthia Nepomuceno

Picture
Nasci e cresci em uma família grande, com 15 anos tracei um objetivo de vida. Percorridos longos caminhos, 21 anos depois do primeiro traçado, posso afirmar que cheguei onde queria. Venho desenvolvendo projetos muito ricos, estou cursando o doutorado e passei no concurso para docente da primeira Licenciatura em Dança da região Centro-Oeste.
Sou Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP, Mestre e Doutoranda em Arte pela UnB, Docente do Instituto Federal de Brasília.

Clique aqui para acessar meu blog.